O Instituto Global ESG participou de reunião institucional com a Secretaria Extraordinária para a COP30, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. A agenda teve como foco o fortalecimento da cooperação técnica e a integração de propostas e ações no contexto preparatório da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém do Pará, em 2025.
Participaram do encontro Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG); Erick Rezende, diretor de estratégia; e Paola Comin, coordenadora de relações internacionais.
Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes do Programa ESG20+, os 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável e os avanços da Consulta Pública ESG20+ para consolidação do Marco Regulatório do ESG (MRESG). Também foram discutidas possibilidades de cooperação institucional, contribuições multissetoriais e mecanismos de participação ampliada da sociedade civil, do setor privado e dos entes federativos nas programações oficiais da COP30.
A agenda marca mais um passo na construção colaborativa de soluções sustentáveis com base em governança climática, impacto social e desenvolvimento regenerativo.