ESG na Prática promove reunião entre o IBICT e o deputado Flávio Nogueira para diálogo sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade

Agenda integra articulações Interinstitucionais do Programa ESG20+ e fortalece o diálogo estratégico entre o Parlamento, o Instituto Global ESG e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

21/05/2025 16h53 - Atualizado há 3 dias

O movimento ESG na Prática promoveu, na sede do Instituto Global ESG em Brasília, uma reunião interinstitucional com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representado pelos pesquisadores da Coordenação de Tecnologias Aplicadas e Novos Produtos, Carolina Toriani Dias e Thiago Oliveira Rodrigues. A agenda teve como coanfitrião o deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional.

Participaram também Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo do Movimento e da FPESG; Paola Comin, coordenadora de relações internacionais; e Ana Clara Moura, coordenadora de relações institucionais e governamentais.

A reunião deu continuidade às tratativas iniciadas em encontros anteriores com a equipe técnica do IBICT e teve como foco o fortalecimento de uma agenda colaborativa no contexto do Programa ESG20+ e da Consulta Pública em curso para consolidação do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG).

Durante a agenda, foi apresentado o Mapa Conceitual da Informação para Sustentabilidade (MACIS), um “extenso corpus” sobre o domínio da sustentabilidade construído a partir de 15 bases de dados, com 14.128 textos analisados, cerca de 50 milhões de palavras processadas, 749 candidatas e 422 termos selecionados. A ferramenta permite a visualização do estado da arte na área da sustentabilidade e serve de base para orientar ações do Laboratório do IBICT, evidenciando tanto os conceitos mais consolidados quanto as lacunas que devem ser foco de novas pesquisas.

Os representantes do IBICT reforçaram a importância da integração entre produção científica, informação estruturada e formulação de políticas públicas eficazes. O deputado Flávio Nogueira destacou o papel do Parlamento na consolidação de uma governança orientada por evidências e dados, em diálogo com instituições de pesquisa e centros de inteligência pública.

A agenda integra os esforços do Movimento ESG na Prática em promover cooperação interinstitucional, inovação pública e desenvolvimento sustentável com base nos 20 Princípios Norteadores do ESG.

Galeria de fotos no Flickr.


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa