26/06/2024 às 17h01min - Atualizada em 26/06/2024 às 17h01min

Presidente da ABNT detalha critérios e próximos passos do Programa Selo Verde

​Com exclusividade ao Global ESG, Mario William Esper contou como deve funcionar processo de certificação em sustentabilidade para empresas

João Kerr
Divulgação/ ABNT
O Selo Verde, novo programa do Governo Federal que vai identificar e certificar produtos sustentáveis, vai adotar critérios variados de acordo com a demanda por setor produtivo. É o que diz Mario William Esper, presidente da ABNT, em entrevista exclusiva ao Global ESG.
 
O programa será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Geraldo Alckmin. Segundo a pasta, a criação do selo deve promover a indústria nacional, estimular o crescimento da economia verde e dos produtos sustentáveis no País.
 
Serão certificados produtos e serviços que cumpram os critérios definidos pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
 
Para isso, foi criado um comitê que irá direcionar cada solicitação de definição de critério para a área da associação especializada no tema. “Vai ser produto por produto, não podemos generalizar. Não podemos utilizar os mesmos critérios em relação àqueles que usam”, explica Esper.
 
Definidos os critérios, a certificação poderá ser feita apenas por empresas credenciadas para tal. Segundo o presidente da ABNT, a entidade responsável pelo credenciamento será o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO.
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa