05/06/2024 às 15h22min - Atualizada em 05/06/2024 às 15h22min
Dia do Meio Ambiente: Conferência de Estocolmo completa 52 anos
Entenda a relevância do evento para a pauta ambiental
João Kerr
Reprodução/ Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – Paraná De 5 a 16 de junho de 1972, a ONU reuniu chefes de estados de 113 países, além de diversas organizações internacionais governamentais e não governamentais, observadores e jornalistas. Entre os temas abordados, estavam a poluição atmosférica e o consumo excessivo dos recursos naturais.
No evento, foi oficializada a declaração que estabeleceu oito metas e 26 princípios relacionados a questões ambientais. O manifesto ainda é válido, mais de cinquenta anos depois.
O documento estabeleceu as bases para a nova agenda ambiental do sistema das Nações Unidas, antecedendo os famosos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Entre os princípios estabelecidos no documento publicado em Estocolmo estão:
- os recursos naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras;
- o desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida;
- é indispensável um esforço para a educação em questões ambientais, dirigida tanto às gerações jovens como aos adultos e que preste a devida atenção ao setor da população menos privilegiado;
O dia 5 de junho, data em que começou a conferência, foi nomeado como Dia Mundial do Meio Ambiente e é comemorado hoje. A data busca inspirar mudanças positivas e celebrar o poder de governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável.