24/05/2024 às 12h57min - Atualizada em 24/05/2024 às 12h57min
Companhia passa a inserir selo eureciclo em suas embalagens
Foram destinadas para reciclagem de 295 toneladas de plástico e papelão
Da Redação
Divulgação A iniciativa foi possível graças ao empenho da empresa em promover ações voltadas para a cadeia de reciclagem. Para alcançar a certificação, as áreas de engenharia de produtos, logística e meio ambiente da Amanco Wavin efetuam a coleta de dados das quantidades de embalagens comercializadas por estado. Com esse levantamento em mãos, a eureciclo realiza cálculos de compensação por meio de uma plataforma de tecnologia, comprovando que um material equivalente ao que Amanco Wavin colocou no mercado foi efetivamente destinado para reciclagem na mesma região impactada ou próxima e com possibilidade de retorno à cadeia produtiva.
Por meio da compra de créditos de reciclagem, a Amanco Wavin realiza a compensação de 30% do volume comercializado no ano com a eureciclo, que transforma esse valor em investimento para cooperativas, remunerando o setor de reciclagem e estruturando essa cadeia. Produtos da Amanco Wavin como caixas de gordura, caixas de inspeção e eletrodutos corrugados, que possuem embalagens plásticas ou de papelão, já estão em processo de inserção do selo desde o ano passado.
A parceria entre as duas empresas, em vigor desde 2020, já proporcionou a reciclagem de 295 toneladas de plástico e papelão, o que equivale a aproximadamente 456.000 kg de CO² que deixaram de ser jogados na atmosfera. Para 2024, a Amanco Wavin deve manter a meta de porcentagem de compensação em 30% do total de resíduos gerados.
“A certificação reforça o nosso comprometimento com a comunicação de ações voltadas para o meio ambiente para os nossos consumidores. Com isso queremos gerar impacto positivo não só para o planeta, mas também para as pessoas”, afirma Glaucia Faria, gerente de sustentabilidade da Amanco Wavin.
Produtos são embalados em embalagens recicladas pós-consumo Por meio de parceria com a Azeplast – recicladora e fabricante de embalagens sustentáveis – a empresa desenvolveu embalagens recicladas para suas linhas de produtos. O processo de fabricação destas embalagens se inicia na coleta de plásticos por cooperativas e empresas de coleta, seguido por separação, lavagem, moagem e transformação em polietileno reciclado, que posteriormente é usado como matéria-prima na fabricação de sacos plásticos e filmes reciclados pós-consumo.
“A parceria com a Azeplast fecha um ciclo importante de economia circular que se mostra extremamente relevante para a empresa e para o setor, pois acreditamos que é uma forma de conectar os nossos clientes com o tema, fazendo com que eles tenham um papel muito mais ativo na promoção da sustentabilidade”, finaliza Glaucia Faria.