27/04/2024 às 17h23min - Atualizada em 27/04/2024 às 17h23min
Homem negro morre sufocado em novo caso de violência policial nos EUA
Vídeo divulgado pela polícia de Ohio mostra caso semelhante ao de George Floyd
João Kerr
Reprodução Um novo caso de violência policial contra um homem negro impactou os Estados Unidos nesta semana. Imagens divulgadas pela polícia do estado de Ohio mostram Frank Tyson, de 53 anos, sendo sufocado por policiais em uma abordagem violenta.
Tyson era suspeito de bater em um poste com seu carro e fugir da cena. As imagens de câmera corporal de um policial mostram que as autoridades encontram o carro do homem e se dirigem ao bar para onde, segundo testemunhas, ele havia fugido.
Ao chegar ao local, os policiais agarram o suspeito pelos braços e logo o derrubam no chão. Com o joelho, um dos oficiais segura a cabeça de Tyson, que grita: “Não consigo respirar!” repetidamente.
Pouco depois, os envolvidos percebem que o suspeito estava imóvel e não respondia a estímulos. Ao verificar que o homem estava sem pulso, começam a tentar reanimá-lo, mas sem sucesso.
Paramédicos chegaram ao local, colocaram Tyson em uma ambulância e o levaram para o hospital. Segundo a polícia, o homem morreu no ambulatório.
O Departamento de Polícia de Canton identificou os envolvidos no caso como Beau Schoenegge e Camdem Burch. Ambos estão em licença administrativa e o incidente será investigado.
Segundo Adilson José Moreira, professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o episódio é mais um reflexo do racismo institucional dos órgãos policiais:
“A cultura policial tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos é integralmente construída em torno de estereótipos raciais. Policiais sempre percebem pessoas negras como indivíduos inclinados ao crime e que precisam ser controladas.
Esse caso é uma manifestação mais extrema de uma violência que ocorre todos os dias. É uma prática generalizada.”
Caso George Floyd
O episódio tem sido inevitavelmente comparado à morte de George Floyd, em 2020. Na ocasião, Floyd, homem negro, foi abordado violentamente por Derek Chauvin, policial branco.
Um vídeo de celular que viralizou na internet mostra Chauvin por cima de Floyd, com o joelho sobre seu pescoço, o sufocando por quase 10 minutos. Floyd diz “Não consigo respirar” repetidamente, até não resistir.
O episódio comoveu pessoas do mundo todo e fortaleceu o movimento “Black Lives Matter”. Criado em 2013, a inciativa é hoje considerada uma das grandes responsáveis por internacionalizar o combate ao racismo.
Derek Chauvin e os outros três policiais envolvidos na morte de Floyd foram condenados por homicídio culposo.
No entanto, a morte de Frank Tyson não tem tido a mesma repercussão, e isso se deve à baixa mobilização da grande mídia norte-americana, composta principalmente por jornalistas brancos. “Ainda vemos a grande mídia tentando amenizar o caso. Como não há a mobilização de pessoas brancas, a dificuldade de fazer com que este tema seja conhecido é maior.”, diz Adilson.