A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil concluiu que os brasileiros costumam usar seu tempo livre para tarefas como assistir televisão, ficar na internet, enviar mensagens no Whatsapp, escutar música e assistir a filmes. Note que "ler livros" não consta como opção. O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (Pirls), desenvolvido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), analisou crianças do quarto ano do ensino fundamental em 57 países e concluiu que os alunos do Brasil tiveram uma média de 419 pontos, deixando o país na 52ª posição, atrás da Albânia, do Cazaquistão, Azerbaijão, Uzbequistão e de Kosovo.
THereza Castro, estrategista de inovação para o mercado literário e advogada com foco em direitos autorais, vê os dados como um desafio enfrentado pela sociedade como um todo. Para ela, o objetivo é buscar maneiras de estimular a leitura além dos grandes projetos, para que o hábito esteja na prática corriqueira, especialmente na educação básica.
“Eu me pergunto se de fato lemos menos ou de forma distinta. Isso é uma afirmação absoluta? Porque é possível observar os fenômenos literários em redes sociais, público recorde em eventos e também momentos de aumento de vendas”, diz a advogada.
O Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, numa parceria com a plataforma de leitura Árvore, publicou que, para 66,3% dos alunos de 15 a 16 anos no Brasil, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas. Apenas 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 a 16 anos leu algum material com mais de 100 páginas em 2018.
“Hoje diversos players de livros não entram na equação das pesquisas e estão fazendo o trabalho de levar o livro a mais lugares. Nunca se falou tanto de livros entre o público jovem. Estamos vendo o livro ganhar novos formatos, menores, em áudio”, conclui.
Hábitos de leitura
A leitura é um exercício de estímulo do raciocínio, que pode melhorar o vocabulário, a capacidade interpretativa e expandir conhecimentos diversificados. Hábitos de leitura devem ser inseridos no dia a dia. Aos poucos, é possível ver a mudança no costume a partir da constância.
Confira abaixo alguns passos para desenvolver o hábito:
- ter metas de leitura
- começar por livros menores
- ter foco nos temas de interesse
- participar de grupos de leitura
- conversar sobre o que leu
- trocar dicas de livros
- explorar diferentes plataformas de leitura
- utilizar sebos para compra e venda de livros lidos
- frequentar bibliotecas, feiras e livrarias
- ficar de olho nas premiações e nos livros contemplados
- leve sempre um livro com você e aproveite momentos de espera para ler