16/10/2023 às 11h03min - Atualizada em 16/10/2023 às 11h03min

Prática de boa governança verde gera lucros a empresas

O impacto positivo das práticas ecológicas nas empresas não é apenas uma questão de responsabilidade social. Além de auxiliar na gestão de riscos, adotar práticas sustentáveis pode gerar economia para as empresas, como a redução no consumo de recursos.

O impacto positivo das práticas ecológicas nas empresas não é apenas uma questão de responsabilidade social. Além de auxiliar na gestão de riscos, adotar práticas sustentáveis pode gerar economia para as empresas, como a redução no consumo de recursos. Em vez de ser um gasto adicional, a sustentabilidade pode potencialmente aumentar os lucros de uma empresa.

No entanto, como os investidores podem ter certeza de que a lucratividade se deve às práticas sustentáveis? Sem uma análise detalhada dos relatórios financeiros e de sustentabilidade, poderiam presumir que os lucros se devem a outros fatores. Então, como as empresas podem demonstrar claramente a relação entre sustentabilidade e lucro?

A "governança verde" refere-se à integração da sustentabilidade nas operações e decisões de uma empresa. Isso implica considerar o impacto ambiental em todas as áreas de negócios. A ideia é combinar boas práticas financeiras e ambientais, visando um futuro lucrativo e sustentável.

Alguns pontos centrais da governança verde incluem:

Proteção do meio ambiente
Sustentabilidade e integração
Transparência e engajamento
Responsabilidade e implementação
Ação contra as mudanças climáticas
Inovação tecnológica
Educação ambiental
Estabelecimento de metas
Cooperação internacional


Essa abordagem holística busca encontrar um equilíbrio entre as demandas humanas e a preservação do meio ambiente, o que pode resultar em benefícios econômicos.

Veja três exemplos de como a governança verde pode ser lucrativa:

Hewlett Packard Enterprise (HPE): A demanda por práticas sustentáveis veio de seus clientes. A empresa capitalizou essa demanda, gerando US$ 5 bilhões em lucro. A HPE também investiu em treinamento para sua equipe, focando na importância da sustentabilidade.

United Airlines: Esta companhia aérea está renovando sua frota com aviões mais eficientes, o que deverá reduzir suas emissões em 20%. Eles também são transparentes sobre a pegada de carbono, o que tem valor para muitos clientes.

Pneu Goodyear: A empresa realiza avaliações de perda de energia anualmente. Ao identificar áreas de melhoria, economizaram cerca de US$ 19 milhões em 2022.

Contudo, apesar dos claros benefícios da sustentabilidade, muitas empresas não recebem o reconhecimento devido. Isso se deve, em parte, à desconfiança nas métricas e padrões ESG atuais. Uma possível solução seria a listagem em uma bolsa de valores verde, que fornece uma validação clara das práticas sustentáveis de uma empresa.

Em suma, a governança verde não é apenas uma responsabilidade; é uma estratégia de negócio inteligente. A medida que mais stakeholders reconhecem a importância da sustentabilidade, a demanda por práticas verdes só tende a aumentar, beneficiando o planeta e as futuras gerações.
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa