20/02/2024 às 10h23min - Atualizada em 20/02/2024 às 10h23min

Governo de Singapura lança plano de descarbonização da aviação local

Objetivo é zerar emissões de carbono do setor até 2050

João Kerr
SG Press Centre
O Ministério dos Transportes de Singapura lançou, na última segunda-feira (20), o Plano do Centro Aéreo Sustentável de Singapura. O objetivo é descarbonizar o setor de aviação da cidade-Estado.

O plano preza pelo equilíbrio, ao se preocupar com a sustentabilidade ambiental sem abrir mão de manter o setor competitivo. Confira alguns de seus principais pontos:

Um dos objetivos da Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) é reduzir as emissões de gases carbono em 20% até 2030, em comparação ao nível de 2019 (404ktCO2). Até 2050, as emissões líquidas da aviação doméstica e internacional devem atingir zero.

Nesse sentido, o CAAS trabalhará pela redução do uso de energia e a adoção de formas de energias renovável no Centro Aéreo. A autoridade visa ter maior uso de energia solar nos aeroportos e o uso de energia mais limpa em seus veículos. Um estudo será conduzido para compreender a viabilidade da utilização de diesel renovável para este fim.

A partir de 2026, o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) será obrigatório em todos os voos que partem de Singapura. Estima-se que a mudança deve contribuir com 65% da redução de emissões de carbono, visando zerá-las até 2050.

O Plano foi anunciado na Cimeira da Aviação de Changi, no início da semana. Na ocasião, Sr. Chee Hong Tat, Ministro dos Transportes e Segundo Ministro das Finanças, disse que a abordagem da cidade-Estado visa “Que o setor da aviação alcance tanto o crescimento como a sustentabilidade ambiental, para que as gerações futuras possam continuar a usufruir dos benefícios de voar”.

*A matéria contém informações do portal ESG News
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa