07/02/2024 às 09h27min - Atualizada em 07/02/2024 às 09h27min
49% dos venezuelanos sofrem com a xenofobia no Brasil
Xenofobia lidera como um dos crimes mais usados contra estrangeiros
Bianca Rocha
Bianca Rocha
Envato Uma consulta participativa conduzida pela plataforma digital U-Report, Uniendo Voces Brasil, sobre Acessibilidade e uso positivo da internet, revelou uma realidade preocupante. Cerca de 52% das pessoas já relataram ter sofrido ou testemunhado algum tipo de violência e/ou discriminação online. 49% dessas pessoas disseram ter sofrido xenofobia. Outros 11% responderam ser por homofobia ou racismo. 61% sofreram tais casos através da rede social Facebook. 30% disseram ultilizar o celular para se manterem informados.
O objetivo da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento de ações, projetos, políticas inclusivas e programas de assistência direcionados às necessidades de refugiados e migrantes da Venezuela, em busca de proteção, melhores condições de vida e integração social. O U-Report Uniendo Voces é uma ferramenta de informação e participação social da Plataforma R4V (Resposta para Venezuelanos e Venezuelanas), composta por 55 organizações da sociedade civil e das Nações Unidas que atuam na resposta ao fluxo migratório da Venezuela.
Xenofobia é um crime de ódio, previsto na lei do racismo, no Brasil, previsto na Lei Nº 9.459/97 e enquadra aqueles que possam vir a praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião. Além disso, quem comete xenofobia é passível a reclusão de um a três anos e multa. O 181 cnal direto para denúncias anônimas, também auxlia em questões de crimes.