01/02/2024 às 07h14min - Atualizada em 01/02/2024 às 07h14min

Relatório europeu convida entidades esportivas a serem mais ecológicas

Documento da European Commission’s Green Sport Expert Group revela como o mundo esportivo pode ser um agente crucial na busca pela neutralidade climática

Samuel Este
Michael Lee / Unsplash
A União Europeia está intensificando esforços para tornar a Europa o primeiro continente climaticamente neutro, impulsionada pelo seu European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu). Um relatório recente destaca como o mundo esportivo pode desempenhar um papel crucial na conscientização ambiental, dada a sua imensa popularidade.

O relatório "A contribuição do esporte para o Pacto Ecológico Europeu: um manual do setor esportivo", publicado no final do ano passado pelo European Commission’s Green Sport Expert Group, apresenta conclusões fundamentais sobre a relação entre o esporte e a sustentabilidade. O manual oferece orientações e melhores práticas inspiradoras para organizações esportivas na Europa, visando operar de maneira mais sustentável.

Desde a introdução do Pacto Ecológico em dezembro de 2019, programas da UE como o Erasmus+ e o LIFE têm financiado diversos projetos esportivos ecológicos. Um exemplo é o projeto "The Green Sports Hub Europe", que capacita federações, associações e clubes esportivos europeus a abordarem a sustentabilidade ambiental.

O projeto "ASAP: As Sustainable As Possible", realizado entre 2020 e 2022, teve como objetivo apoiar uma abordagem estratégica à sustentabilidade entre os Comitês Olímpicos Nacionais (CON). Paralelamente, o "Projeto LIFE Tackle" concentrou-se em melhorar a gestão ambiental nos jogos de futebol, promovendo a conscientização sobre a sustentabilidade no setor.

A European Commission’s Green Sport Expert Group contribuiu com recomendações políticas para o "esporte verde na Europa", visando facilitar e promover a sustentabilidade ambiental. Essas recomendações têm como objetivo fornecer orientações simples e de alto nível aos decisores europeus e dos Estados-Membros, alinhando-se com o Pacto Ecológico, além de destacar iniciativas relevantes e exemplificar boas práticas.

No prefácio, Iliana Ivanova, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, destaca que o relatório não é apenas um guia de orientações, mas um convite à ação. Ele convoca todas as partes interessadas no ecossistema esportivo europeu a desempenharem seu papel na concretização da visão do Acordo Verde.
Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa