31/01/2024 às 08h44min - Atualizada em 31/01/2024 às 08h44min
Estudo aponta que mais de 80% dos brasileiros são favoravéis aos direitos humanos
12% das pessoas acreditam que os direitos humanos favorecem mais os criminosos do que as vítimas
Bianca Rocha
Bianca Rocha
Envato Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos, a pedido da ONU Mulheres Brasil, revelou um aumento significativo no apoio da população brasileira aos direitos humanos. Dos respondentes,
65% acreditam que os direitos humanos desempenham um papel crucial no fortalecimento da democracia no país, representando um crescimento notável de 5% em comparação com os resultados de 2021.
Outro dado revelador da pesquisa, é a redução de 3% na parcela de respondentes que afirmaram conhecer "nada ou quase nada" sobre direitos humanos em comparação com o ano anterior. Agora, apenas 16% dos entrevistados se enquadram nessa categoria, sugerindo um aumento no conhecimento e conscientização sobre a importância desses direitos fundamentais.
Há uma
diminuição significativa, em 12%, que acreditam que os direitos humanos favorecem mais os criminosos do que as vítimas. Esta mudança de percepção entre 2021 e 2023, destaca um avanço na compreensão de que os direitos humanos visam garantir a justiça e proteção para todos os membros da sociedade.
A pesquisa, intitulada "Percepção Social sobre Direitos Humanos e sobre Mulheres Defensoras de Direitos Humanos", foi realizada entre 20 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023, como parte do projeto "Conectando Mulheres, Defendendo Direitos", financiado pela União Europeia.
O projeto tem como objetivo capacitar mulheres em sua diversidade para defenderem seus direitos, livres de violência e intimidação. Os resultados detalhados da pesquisa estão disponíveis na página da ONU Mulheres Brasil, e a exposição "Liberdade, Igualdade e Justiça" nas obras do artista peruano Ivan Ciro Palomino, realizada durante a Virada Sustentável de 2023, complementa as comemorações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.