Com apoio técnico do Instituto S Company, Embrapa e Instituto Global ESG realizam Oficina Técnica do Programa ESG na Prática

Iniciativa marca início de agenda estratégica de sustentabilidade e será apresentada como case oficial do Brasil na COP30, em Belém (PA)

11/09/2025 23h54 - Atualizado há 3 dias

A Embrapa lançou, nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, o Programa Embrapa ESG na Prática, em parceria com o Instituto Global ESG e com o apoio técnico do Instituto S Company, consolidando um passo histórico na integração de ciência, governança e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.

A abertura do programa incluiu a realização da 1ª Oficina Técnica de Mapeamento do Contexto Organizacional, que contou com a participação de representantes de mais de 12 áreas estratégicas da empresa — entre elas governança, pesquisa, inovação, negócios, administração e sustentabilidade.

 

Primeira etapa prática do Acordo de Cooperação Geral
O programa nasce a partir do Acordo de Cooperação Geral firmado entre a Embrapa e o Instituto Global ESG, publicado no Diário Oficial da União em julho, com vigência de cinco anos.

O instrumento estabelece uma agenda de longo prazo para o desenvolvimento conjunto de projetos, metodologias e práticas sustentáveis, reforçando o papel do Brasil como referência global em agricultura sustentável e inovação.

Nosso compromisso é integral e começa dentro de casa. O Programa ESG na Prática consolida a Embrapa como empresa pública de excelência, aliando integridade, inovação e sustentabilidade, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Selma Brandão, diretora de Governança e Informação da Embrapa.

 

 

 

Facilitação com apoio técnico do Instituto S Company

A oficina foi conduzida pelo advogado e especialista em ESG Brandon Nogueira, diretor de Sustentabilidade do Instituto S Company, instituição parceira técnica, operacional e estratégica do Instituto Global ESG. O Instituto S Company atua como co-líder e membro de conselhos permanentes e colegiados do Programa ESG20+, no âmbito do Movimento Interinstitucional ESG na Prática.

O Programa Embrapa ESG na Prática mostra como transformar exigências regulatórias e padrões internacionais em oportunidades de impacto positivo. Nosso papel é apoiar a Embrapa com metodologias que conectem ciência, governança e inovação de forma sistêmica”, destacou Brandon Nogueira.

 

 

Integração institucional e visão estratégica

A oficina representou um marco de governança interna ao reunir múltiplas áreas da Embrapa na construção da materialidade organizacional, com foco em metas de descarbonização, agricultura de baixo carbono, certificação de tecnologias sustentáveis, prevenção ao greenwashing e acesso a financiamentos verdes.

A sustentabilidade precisa ser vivida como transformação cultural e de gestão. O processo iniciado hoje reafirma que a mudança começa dentro de casa e será construída coletivamente”, disse Marisa Prado, supervisora de Sustentabilidade da Embrapa.

 

Segundo Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, a realização da oficina reforça o caráter estratégico da aliança:

Este é um marco de cooperação institucional que une ciência, inovação e governança. Com a expertise técnica do Instituto S Company, a Embrapa fortalece sua liderança no ecossistema ESG e projeta o Brasil no cenário internacional como referência em agricultura sustentável.

 

 

Projeção internacional: COP30 em Belém

O case Embrapa ESG na Prática já nasce com reconhecimento internacional: será apresentado oficialmente em novembro, durante a COP30, em Belém (PA), no espaço AgriZone, vitrine global da agricultura sustentável.


Próximos passos: novas oficinas já estão programadas, ampliando a participação das 43 unidades descentralizadas da Embrapa e consolidando o processo coletivo de construção do programa.

 

Com o apoio técnico do Instituto S Company, a Embrapa e o Instituto Global ESG dão início a uma agenda estratégica de sustentabilidade que conecta ciência, governança e inovação, colocando o Brasil na vanguarda da agricultura sustentável e da governança climática global.


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa