Uma questão muitas vezes negligenciada, mas igualmente crucial, é o impacto das crises climáticas direto dos problemas na saúde mental das pessoas. Em um mundo cada vez mais marcado por desafios ambientais, não são apenas ameaças físicas que podem atingir o ser humano.
Segundo o programa para o meio ambiente da ONU, as quatro principais causas que afetam a saúde mental humana são a Poluição Sonora, que a medida do avanço das cidades o ruído de estradas, ferrovias, aeroportos e indústrias afetam drasticamente o sono; a Poluição do Ar, onde mortes podem ser causadas devido a 99% das pessoas respirarem ar poluído; a Poluição Química, uma vez que os produtos químicos afetam 1 a cada 3 crianças prejudicando o seu avanço cognitivo e comportamental; e as Mudanças Climáticas que impulsionam picos de depressão e ansiedade através dos eventos climáticos extremos.
A interligação entre o estado de nosso planeta e nossa própria saúde é o cerne da abordagem OneHealth, que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental. Um ambiente próspero, que mantém o delicado equilíbrio na intrincada teia da vida, é fundamental para promover o bem-estar humano.