Martin Luther King Jr., uma figura proeminente no movimento pelos direitos civis, é lembrado por sua defesa à igualdade racial e à justiça social. Seus esforços, muitas vezes marcados por resistência pacífica e discursos impactantes, foram cruciais na abordagem de questões sistêmicas e na promoção de mudanças.
Nos anos de 1950/60, King também foi o principal porta-voz do movimento americano pelos direitos civis quando o racismo e discriminação ainda eram mais fortes no país. Além disso, o libertário foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1964, pelo combate ao racismo nos Estados Unidos. Em abril de 1968, King foi assassinado a tiros, em Memphis.
O Dia de Martin Luther King Jr. serve como um lembrete anual para examinarmos os avanços conquistados e os desafios remanescentes que é vivido até os dias de hoje. Com eventos comunitários e educacionais em destaque, as comunidades procuram entender a história completa da luta pelos direitos civis e as complexidades das questões atuais relacionadas à discriminação racial.
Sua morte desencadeou uma série de protestos e homenagens, e encorajou jovens e outros grupos a criarem movimentos anti-racistas ao redor do mundo.