A R2 Produções, referência nacional na criação de experiências culturais com propósito, firmou adesão ao Programa ESG20+ por meio da assinatura do Protocolo Interinstitucional de Engajamento aos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa institucionaliza a cooperação com o Instituto Global ESG e marca uma nova etapa na jornada da produtora rumo à consolidação de políticas integradas de sustentabilidade, inclusão e regeneração.
A comitiva do Instituto Global ESG — formada por Sóstenes Marchezine (vice-presidente), Ana Clara Moura (relações institucionais), Paola Comin (relações internacionais) e Juliana Mota (relações públicas e de comunicação) — foi recebida na sede da R2 por Eduardo Azambuja Alves, sócio e diretor de sustentabilidade do grupo. A visita retribuiu o encontro realizado anteriormente no Instituto, localizado no Lago Sul, com a participação, além dos nomes mencionados, também de Erick Rezende, head de estratégia da entidade.
Tendo como sócios Bruno Sartório, Ricardo Emediato, Rafael Damas e Eduardo Alves, a R2 Produções é responsável por transformar Brasília em palco de grandes eventos que aliam arte, música, gastronomia e impacto. Entre os destaques, o Na Praia Festival se consolidou como o maior evento Lixo Zero do mundo, com mais de 99% de reaproveitamento de resíduos, compostagem, logística reversa e engajamento ambiental comunitário. O reconhecimento é certificado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
“A R2 é um dos maiores exemplos de que é possível unir cultura, entretenimento e responsabilidade socioambiental com excelência técnica e impacto mensurável. Sua adesão ao ESG20+ inspira e amplia o alcance da nossa missão,” destacou Sóstenes Marchezine, que, além de vice-presidente do Instituto Global ESG e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados em Brasília, também é secretário-executivo do Movimento Interinstitucional e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.
Após a assinatura do protocolo, os representantes do Instituto participaram de uma visita guiada ao Mané Mercado, centro gastronômico desenvolvido e operado pela R2 no complexo da Arena BSB, e aos Camarotes Esfera, espaços de hospitalidade e eventos de alto padrão também geridos pelo grupo. O almoço institucional no mercado marcou o encerramento da visita com trocas de experiências sobre inovação, cultura e responsabilidade social.
Durante a agenda, foi apresentado o case do Fome de Música, projeto iniciado no período da pandemia e que, por meio de grandes lives musicais, arrecadou milhões de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. A ação deu origem à iminente iniciativa de criação do Instituto Fome de Música, sob liderança de Eduardo Azambuja, para atuar com políticas estruturantes nas áreas de segurança alimentar, cultura e desenvolvimento social.
“Falar de ESG é falar de legado. E legado é aquilo que se constrói com propósito e continuidade. Com o Instituto Fome de Música, queremos ser parte da solução, olhando para o social de forma técnica, sensível e duradoura,” afirmou Eduardo.
Para Ana Clara Moura, a aliança é estratégica: “Essa cooperação reforça a conexão entre cultura e responsabilidade socioambiental. A atuação com o Instituto Fome de Música e com a R2 amplia nossa rede de impacto e nos aproxima de comunidades em real situação de vulnerabilidade.”
O fundador-presidente do Instituto Global ESG, Alexandre Arnone, também destacou a relevância institucional da nova parceria: “A R2 expressa, com autenticidade e competência, aquilo que o ESG deve representar: transformação prática, compromisso ético e capacidade de gerar valor para a sociedade e o planeta. É uma honra caminhar juntos.” Advogado e empresário, Alexandre é chairman do Grupo Arnone e sócio nominal da Arnone Advogados, com mais de 25 anos de atuação unindo expertise tributária e soluções sustentáveis.
A adesão da R2 ao ESG20+ representa a entrada estratégica do setor de eventos e economia criativa na governança do desenvolvimento sustentável, em sintonia com os pilares ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O movimento ESG na Prática e o Instituto Global ESG seguem avançando na missão de tornar o ESG uma realidade concreta, acessível e transformadora em todas as esferas da sociedade.