Kofi Annan, o primeiro homem negro e africano a liderar as Nações Unidas, foi um visionário que inspirou o mundo ao conectar desenvolvimento econômico, sustentabilidade e justiça social.
Em 2018, ele nos deixou fisicamente, mas o seu legado ecoará por gerações.
Sua missão de toda uma vida e gestão diplomática histórica deu origem a pilares que protagonizam o presente e moldam o futuro global, como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que avançaram para os iminentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global e os fundamentos do ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês).
Para Annan, a sustentabilidade sempre foi mais do que um ideal; era - e continuará sendo - uma necessidade estratégica, refletida em sua célebre máxima: “quem se importa, ganha”.
Ao outorgarmos a Certificação e a Medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta, uma honraria única, exclusiva e inédita, criada a partir de uma parceria formal entre o Instituto Global ESG e a Kofi Annan Foundation, após consulta e autorização da família de Annan, reafirmamos esse legado.
Cunhada para reconhecer, em série limitadíssima, chefes de poderes, ministros, presidentes de tribunais, personalidades e entidades de destaque, a comenda que celebra os 20 anos do ESG simboliza a convergência entre liderança e impacto, um tributo àqueles que, como Annan, dedicam-se solenemente a cuidar das pessoas e do planeta.
Em 2024, no contexto desse momento histórico de comemoração das duas décadas dos pilares do ESG como mola propulsora para o desenvolvimento sustentável, o Brasil também celebra a chegada de uma grandiosa e significativa iniciativa de comunicação e negócios do Brasil.
Sob a liderança disruptiva do jornalista, empresário e empreendedor Douglas Tavolaro, a Times Brasil - CNBC há de ser considerada não apenas um novo grupo de mídia; mas uma plataforma de transformação.
Unindo o jornalismo de negócios com uma programação inovadora, respaldada pelo alcance planetário e a credibilidade internacional da CNBC e todo seu ecossistema de comunicação, controladores e parceiros, o grupo e a emissora se posicionam como um agente global de mudança.
O Instituto Global ESG e o Movimento Interinstitucional ESG na Prática têm liderado esforços pioneiros, construindo pontes entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.
Legado e ação. Não apenas celebramos solenemente os últimos 20 anos, em que o ESG nasceu, amadureceu e se consolidou, em meio a tantos desafios, mas atuamos incansavelmente para, em convergência multissetorial, pavimentar os próprios passos práticos dessa agenda, como uma pauta objetiva de governança econômica, com responsabilidade socioambiental.
Com a criação do Programa ESG20+, que sintetiza os 20 Princípios Norteadores do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), construímos diretrizes estratégicas para as próximas duas décadas de avanços, como ponto de partida para arranjos interinstitucionais de identificação, mapeamento e aperfeiçoamento de boas-práticas e desenvolvimento de planos executivos periódicos em conjunto com todos os setores, com foco na implementação prática e compromisso inalienável com as pessoas e com o planeta.
Esse programa, alinhado com parametrização do ESG aos ODS, reflete o objetivo do Instituto e do Movimento em avançar uma agenda transformadora, conectando inovação, governança e sustentabilidade.
Entre as múltiplas ações de impacto, destacamos neste momento o evento “ESG 20 anos: legado e ação”, realizado no dia 27 de novembro numa megaestrutura montada na área externa da sede do Instituto Global ESG em Brasília para receber com excelência um público qualificado de mais de 850 convidados confirmados em dois formatos: uma programação em plenária; e um jantar de celebração interinstitucional; contando o evento com a grandeza de mais de 50 missões diplomáticas representando simbolicamente todos os continentes.
Destacam-se parcerias institucionais como com a Abralatas, que alçou o evento ao circuito oficial o G20, com a valorização da economia circular e o uso das latas de alumínio.
O evento também reuniu o fomento de gigantes como a Caixa Econômica Federal e o próprio Grupo Arnone, que desempenharam um papel fundamental em seu sucesso.
Em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ),por meio da sua Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o Instituto Global ESG promoveu a apresentação interinstitucional da campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”, reafirmando o papel do Poder Judiciário como um dos pilares na implementação de soluções sustentáveis.
Além disso, a parceria com a CNODS, a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, fortaleceu a conexão entre o ESG e os ODS, resultando em um protocolo interinstitucional para parametrização, metrificação e comparabilidade dos pilares socioambientais e de governança.
Em meio a tantas conquistas, o Instituto Global ESG idealizou e fomentou a criação da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional, uma realização marcante de convergência com o poder público, de natureza inédita globalmente.
Presidida pelo deputado federal Flávio Nogueira, a Frente é composta por mais de 200 parlamentares da Câmara e do Senado, representando todas as regiões, estados e partidos com assento em ambas as Casas Legislativas. Sua estrutura organizacional envolve conselhos, grupos de trabalho e câmaras temáticas, espaços amplos de convergência multissetorial conectados tecnicamente ao Movimento ESG na Prática e com a secretaria-executiva liderada pelo Instituto Global ESG.
É um modelo inovador, dinâmico e colaborativo que consolida o Brasil como referência em governança socioambiental e desenvolvimento sustentável.
A outorga da Medalha Kofi Annan, portanto, em reconhecimento à atuação desbravadora do fundador e chairman da Times Brasil - CNBC é uma reafirmação de que a convergência entre comunicação, negócios e sustentabilidade é mais do que uma estratégia; é a essência do progresso. Sob a liderança de Douglas Tavolaro, a Times Brasil - CNBC é uma plataforma que traduz os desafios globais em oportunidades locais, com um impacto real para economias, empresas e cidadãos.
Que esta Carta Aberta seja um tributo ao empreendedorismo visionário de Douglas Tavolaro e ao impacto transformador da Times Brasil - CNBC a partir da comunicação. Que ela inspire líderes, empresas e instituições a abraçar o desenvolvimento sustentável como um motor de inovação e prosperidade. E que os ideais de Kofi Annan continuem a guiar nossas ações, lembrando-nos de que cuidar do planeta e das pessoas é, e sempre será, a verdadeira medida do sucesso.
Recebam nossos efusivos cumprimentos e congratulações. E que sigamos em conexão e convergência nesta desafiadora missão do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, em prol das pessoas e do planeta, e em harmônico e concreto benefício às empresas e aos empreendedores.
Afinal, como bem carimbou Kofi Annan em sábias e poucas palavras:
“Who Cares Wins” - Quem se importa, Ganha!
Brasília – DF, 20 de dezembro de 2024.
Com respeito e admiração,
Alexandre Arnone
Fundador e Presidente do Instituto Global ESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática.
Sóstenes Marchezine
Vice-Presidente do Instituto Global ESG, Cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e Secretário-Executivo da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional.
Sócio-Diretor da Arnone Advogados e do Grupo Arnone e Conselheiro das Organizações Arnone.