11/01/2024 às 11h58min - Atualizada em 11/01/2024 às 11h58min

89% das pequenas e médias empresas já adotam práticas ESG, mas muitas nem sabem o que é

Somente 33,3% dos negócios sabem o que a sigla significa segundo estudo da Serasa Experian

Serasa Experian
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/pmes/89-das-pmes-ja-adotam-algum-tipo-de-pratica-esg-no-dia-a-dia-revela-pesquisa-da-serasa-experian/
Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian com o objetivo de entender a maturidade em ESG (Ambiental, Social e de Governança) das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), revela que, mesmo sem saber o que a sigla significa, 89% delas já adotam algum tipo de prática ESG no dia a dia.

A pesquisa apontou que somente 33,3% dos empreendimentos participantes têm conhecimento sobre a sigla, entretanto, quando se analisa a prática, 66% já atuam no pilar de “Governança”, 52% atuam em “Responsabilidade Social” e 50% têm atividades relacionadas a “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental”.

A frente de Governança, que prevê boas práticas de gestão e normas éticas, é a primeira em prioridade de investimentos e esforços (43,8%), e 66% das empresas têm investido em criar seus mecanismos de integridade, principalmente consolidados em seus códigos de ética. 45,35% têm canais de denúncias internos e 44,5% têm pessoas ou fornecedor responsável pela investigação das denúncias recebidas.

No pilar Ambiental, ligado às ações voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, as MPMEs afirmam que realizam práticas de consumo consciente de energia (75,2%) e de água (64,2%) e menor geração de resíduos (71%), mas menos da metade mensura as ações com metas e indicadores (41,3%) e somente um terço delas reporta relatórios ao mercado (29%).

Já em Social, que envolve iniciativas relacionadas a responsabilidade social, como, por exemplo, respeito às leis do trabalho, diversidade e direitos humanos, 40,9% atendem os requisitos da legislação trabalhista. Salários justos (25,4%) e oferta de benefícios básicos (21,8%) aparecem na sequência. No tema diversidade ainda há caminhos para serem trilhados, pois 54% dos respondentes consideram que há poucas ou não veem iniciativas para mudar quanto à representatividade de pessoas LGBTQIAP+ e pretas/negras.

Quando questionados sobre o impacto da adoção das práticas na competitividade da empresa, 89% dos entrevistados concordam com seu papel fundamental, apesar de não possuir um conhecimento tão profundo sobre o assunto.

"A disposição para adotar práticas relacionadas ao ESG, mesmo entre aqueles que ainda estão aprimorando sua compreensão, sugere uma aceitação da importância do tema. Isso destaca a crescente conscientização sobre a necessidade de considerações ambientais, sociais e de governança na estratégia corporativa. A adoção dessas práticas podem impulsionar o empreendedor, permitindo que ele tenha diferencial competitivo, assuma com confiança sua jornada de gestão e acelere seus negócios, já que cada vez mais empresas demandam o cumprimento de padrões mínimos de ESG para fechar parcerias com seus fornecedores. ”, diz o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.


Empresas das regiões Nordeste e Sudeste em destaque quanto ao conhecimento ESG

O estudo mostra, ainda, que as regiões com maior compreensão sobre os pilares são o Nordeste (38,8%) e o Sudeste (34,7%). Já em relação ao porte, as médias empresas são aquelas com maior ciência do assunto (56,3%). Confira, nos gráficos abaixo, os dados completos por região, porte e segmento:
Primeiro gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por porte

Primeiro gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por porte

Segundo gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por porte

Segundo gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por porte

Gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por segmento

Gráfico com os dados de MPMEs que lembram de ouvir falar da sigla ESG por segmento

 

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 528 MPMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
 
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