03/06/2024 às 19h14min - Atualizada em 03/06/2024 às 19h14min
Entidades do Rio Grande do Sul aceitam voluntariado remoto
Executivo explica como pessoas de todo Brasil podem contribuir com afetados pelas enchentes sem se deslocar ao estado
Da Redação
Envato Em meio à emergência climática no Rio Grande do Sul, empresas e instituições do estado precisam de ajuda para diversos processos. Porém, a ida de pessoas de outras partes do Brasil nem sempre é uma boa ideia.
Segundo Abel Reis, Presidente do Conselho de Administração da OSC Parceiros Voluntários, é necessário compreender o contexto do local antes de se deslocar para tentar ajudar. Isso porque a infraestrutura de estradas e das cidades já não dá conta de atender os próprios gaúchos.
Sendo assim, quem deseja contribuir pode procurar o ponto focal de coleta de doações mais próximo. Se não houver um ponto na cidade, é possível criar uma conexão de sua comunidade com o ponto mais próximo, contribuindo com a mobilização de doações, coleta e separação para envio.
Há ainda a possibilidade de contribuir diretamente com o povo gaúcho através da internet. “Você pode ajudar a atualizar o banco de dados com informações, desenvolver soluções tecnológicas para demandas que estão surgindo ou prestar consultoria gratuita para micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas, por exemplo”, comenta Reis.
Saiba mais sobre a OSC Parceiros Voluntário e sua atuação no Rio Grande do Sul.