18/12/2023 às 08h55min - Atualizada em 18/12/2023 às 08h55min
Dia Internacional dos Migrantes: ONU pede solidariedade e respeito
Data instituída em 2000 é lembrada nesta segunda-feira (18)
Willian Oliveira com informações da ONU
Foto: Pressmaster/Envato Em pronunciamento divulgado nesta segunda-feira (18), por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), enfatizou a imperativa necessidade de uma abordagem segura para a gestão das migrações, fundamentada na solidariedade e no pleno respeito pelos direitos humanos. A data, instituída pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2000, destaca a importância de abordar as complexidades e desafios enfrentados pelos migrantes em todo o mundo.
Guterres recordou a adoção, cinco anos atrás, do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular pela comunidade internacional, mas lamentou que muitas das medidas delineadas no acordo ainda permaneçam como exceções, não se consolidando como norma. "Hoje e todos os dias, temos que trabalhar em prol de uma gestão mais humana e organizada da migração, visando o benefício de todos, incluindo as comunidades de origem, trânsito e destino", afirmou o secretário-geral.
A diretora-geral adjunta de Operações da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ugochi Daniels, destacou, na semana passada, a importância do Dia Internacional dos Migrantes como uma oportunidade para a imprensa e a comunidade internacional colaborarem no esforço conjunto para evitar a perpetuação de estereótipos prejudiciais sobre os migrantes e para combater preconceitos negativos e concepções equivocadas.
Ao abordar os principais desafios enfrentados pelos migrantes, Daniels ressaltou a crise climática, alertando que até 2090, em um cenário de aquecimento global elevado, cerca de 3 bilhões de pessoas podem estar expostas a ondas de calor extremas. Nesse contexto, a ONU estima que, atualmente, existam globalmente 114 milhões de pessoas deslocadas, incluindo 36 milhões de refugiados. Esses números destacam a urgência de abordar as questões relacionadas à migração de maneira abrangente e coordenada, considerando os impactos das mudanças climáticas e promovendo ações concretas para assegurar a segurança e o bem-estar dos migrantes em todo o mundo.