07/04/2024 às 08h52min - Atualizada em 07/04/2024 às 08h52min

Novo método de produção de carbono pode baratear medicamentos

Catalisador de baixo custo e matérias-primas mais barata são o destaque de um estudo com o uso do ferro

Da Redação
Imagem do terc-butano, o carbono quaternário mais simples/ Foto: Instituto de Pesquisa Scripps

Os cientistas da Scripps Research descobriram ser viável utilizar duas substâncias químicas de custo reduzido e ferro acessível para transformar matérias-primas químicas em carbono, um componente ativo fundamental de muitos fármacos. Com essa descoberta, a produção torna-se mais acessível e econômica, tanto em pequenas quanto em grandes proporções. O estudo foi divulgado em 5 de abril na revista Science.

Gerar uma molécula de carbono é um desafio complexo que requer a conexão de outras quatro, conhecido como carbono quaternário. "É uma dificuldade crônica na área da química orgânica, geralmente demandando múltiplas etapas e dependendo de condições adversas ou materiais de partida menos acessíveis", explicou o coautor Nathan Dao, Ph.D., em um comunicado.

No estudo, os pesquisadores argumentam que o ferro atua como um catalisador, um elemento que impulsiona uma reação. Em alguns procedimentos, vários desses ativadores são necessários, cada um com custo elevado e podendo não funcionar conforme o esperado.

Segundo os autores, um único catalisador poderia assumir diversas funções cruciais. "Uma reação química desafiadora frequentemente demanda vários componentes interativos", disse o coautor do estudo Ryan Shenvi, Ph.D., professor do Departamento de Química da Scripps Research, em um comunicado.

As matérias-primas, ácidos carboxílicos e olefinas, que alimentam um aparato ou procedimento industrial, convertem-se em carbonos quaternários com a assistência do ferro como catalisador. Ambos os ingredientes são abundantes e econômicos. "Procedimentos semelhantes têm se destacado ultimamente, então essa descoberta era previsível", acrescentou Shenvi.


Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa