25/03/2024 às 14h18min - Atualizada em 25/03/2024 às 14h18min
China avança na batalha contra a tuberculose
O governo chinês atribui grande importância à prevenção e ao tratamento da TB e a incorporou à estratégia da China Saudável
Por PR NEWSWIRE
Por PR NEWSWIRE
Freepik De acordo com o Relatório Global sobre Tuberculose 2023 da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, houve mais de 10,6 milhões de casos de TB ativa no mundo inteiro, com 1,3 milhão de mortes. Antes do Dia Mundial da Tuberculose deste ano, Peng Liyuan, esposa do presidente chinês Xi Jinping e embaixadora da boa vontade da OMS para TB e HIV/AIDS, fez uma visita a uma comunidade local em Changsha, capital da província de Hunan, na China central, para pesquisar o trabalho de prevenção e tratamento da TB no país em nível de base.
Primeiro, ela visitou o Centro de Educação em Saúde do Distrito de Yuhua para conhecer os esforços da instituição para fortalecer a educação em saúde sobre a TB, como também criar mecanismos de prevenção e tratamento da doença.
Peng pediu a todos que trabalhassem juntos como defensores e voluntários para popularizar melhor o conhecimento sobre prevenção e tratamento da TB entre os residentes da comunidade e a geração jovem. Além disso, Peng também teve uma reunião amigável com a equipe médica que atende a comunidade local, com quem aprendeu sobre o gerenciamento dos serviços de diagnóstico e tratamento da TB em nível de base.
Depois de conversar com pacientes recuperados de TB, crianças que aguardavam vacinação e seus pais, Peng expressou a esperança de que todas as partes continuem trabalhando lado a lado para acabar com a disseminação da doença da TB.
Ação da China O governo chinês atribui grande importância à prevenção e ao tratamento da TB e a incorporou à estratégia da China Saudável. Em entrevista ao China Media Group, Zhao Yanlin, diretor do Centro de Prevenção e Controle da Tuberculose do CDC chinês, destacou que, na última década, a morbidade da TB na China diminuiu 25%, o que representa mais do que o dobro da taxa de declínio média global. Segundo Zhao, até 2023, o financiamento nacional total para prevenção e controle da TB será quase 20 vezes maior do que em 2001.
A China tem aprimorado constantemente a capacidade de suporte, realizando cooperação multissetorial, envolvendo a participação de toda a sociedade e promovendo ativamente novas técnicas de diagnóstico, soluções terapêuticas e ferramentas de gerenciamento. Como resultado, a taxa de cura da tuberculose no país permanece acima de 90%.
A OMS e a Organização das Nações Unidas (ONU) têm grandes expectativas em relação à participação dos jovens na prevenção da tuberculose, como também em relação ao seu envolvimento na promoção da assistência médica para toda a humanidade.
A China também atribui grande importância ao desenvolvimento de jovens voluntários e incentiva ativamente ações voluntárias públicas para a prevenção e o controle da TB. Nos últimos 10 anos, o número de voluntários na China aumentou para mais de 1 milhão, dos quais mais da metade são jovens.