08/02/2024 às 12h00min - Atualizada em 08/02/2024 às 12h00min

Aumento alarmante de casos de dengue no Brasil preocupa autoridades da saúde

O país registrou mais de 360 mil casos prováveis e confirmados

Bianca Rocha
Bianca Rocha
Dengue/Envato
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, alertou nesta quarta-feira (7) sobre o preocupante aumento nos casos de dengue no Brasil, destacando que este surto faz parte de uma tendência global preocupante. O país já registrou mais de 360 mil casos prováveis e confirmados da doença, com um aumento de 291% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa uma séria ameaça à saúde pública.

Durante sua visita ao Brasil, Tedros Adhanom participou do lançamento de um plano do Ministério da Saúde voltado para a eliminação de doenças que afetam especialmente as populações mais vulneráveis, como malária, doença de Chagas, sífilis, hepatite B e HIV. Ele ressaltou o papel crucial do Brasil como grande produtor de vacinas e anunciou uma colaboração com o Instituto Butantan para acelerar a produção local de novas vacinas avançadas contra a dengue.

O governo brasileiro tem mobilizado esforços para combater a epidemia, instalando um Centro de Operações de Emergência (COE) e decretando estado de emergência em saúde pública em cidades como o Rio de Janeiro e o Distrito Federal, onde já foram registradas mortes relacionadas à doença. Apesar da gravidade da situação, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, descartou a decretação de uma emergência nacional, ressaltando, no entanto, que o país está em estado de alerta e atenção.

O acesso a vacinas é uma peça-chave na luta contra a dengue. Atualmente, o Brasil conta apenas com a vacina Qdenga, da Takeda Pharma, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), porém em quantidade limitada. O governo trabalha para ampliar a faixa etária de imunização e aguarda a aprovação da Anvisa para o uso de uma vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, cuja eficácia já foi comprovada.

Este aumento nos casos de dengue ganha ainda mais preocupação em um ano marcado pelo aquecimento global e o fenômeno do El Niño, que contribuem para o surgimento de novos surtos da doença. As autoridades de saúde alertam para a necessidade de ações urgentes e eficazes para conter a propagação do vírus e proteger a população brasileira.

Especialistas, também alertam para a vulnerabilidade das crianças ao agravamento da dengue devido à dificuldade em manter a hidratação adequada, o que pode levar a complicações mais sérias da doença.

O Distrito Federal, aguarda a chegada da primeira remessa de vacinas contra a dengue, após o Ministério da Saúde atender ao pedido de prioridade feito pelo Governo do Estado, devido à situação de emergência decorrente do aumento de casos da doença. A imunização será direcionada para crianças de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue na capital federal.

A expectativa é de que a vacinação comece ainda em fevereiro, com a administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Até o momento, 12 estados confirmou mortes causadas pela doença. 

Goiás: 04
Rio de Janeiro: 03
Rio Grande do Sul: 02
Mato Grosso: 02
Amapá: 01
Bahia: 1
Espírito Santo: 01
Minas Gerais: 11
Paraná: 10
Distrito Federal: 08
Santa Catarina: 05
São Paulo: 06


 
Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa