28/01/2024 às 16h00min - Atualizada em 28/01/2024 às 16h00min
Estudo mostra que brasileiros demonstram crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade
90% dos brasileiros adotam práticas de sustentabilidade e acreditam ser uma escolha importante em suas vidas, veja como você também pode adotar as práticas
Bianca Rocha
Bianca Rocha
Envato Uma pesquisa realizada pela Teads e Kantar, em 2023, buscou entender o papel da sustentabilidade na vida dos brasileiros, avaliar as opiniões sobre os esforços das empresas nesse sentido e verificar o nível de confiança nos diferentes meios de comunicação sobre o tema. Os brasileiros demonstram uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, demandando ações mais robustas das empresas e valorizando marcas comprometidas com práticas ambientais e sociais. No estudo, 90% dos brasileiros consideram a sustentabilidade importante em suas vidas.
Preocupações com alterações climáticas e meio ambiente ganham destaque, superando temas como pandemia e conflitos globais. Atitudes sustentáveis incluem o uso racional da água (87%), controle do consumo de eletricidade (76%), reutilização de embalagens (68%), e separação de lixo para reciclagem (67%).
80% dos brasileiros frequentemente deixam de consumir produtos de marcas que testam em animais.Cerca de 46% afirmam que trocariam de marca se descobrissem que não é sustentável, ações desejadas incluem uso de materiais recicláveis (86%) e apoio a causas sociais (82%). As principais características desejadas são produtos livres de plástico (79%), cruelty free (74%), orgânico (74%), ecofriendly (73%) e vegano (53%).
O conteúdo ainda contempla a credibilidade em sustentabilidade, 54% consomem conteúdos de ONGs, discussões sobre sustentabilidade com amigos (53%) geram maior confiança, 50% acreditam que sites de notícias são os meios de comunicação mais confiáveis para buscar informações sobre sustentabilidade, redes sociais 38% e influenciadores 34%, têm menor credibilidade. Em relação as empresas empresas e sustentabilidade, 61% acreditam ser insuficientes os esforços das empresas em termos de ESG, empresas de tecnologia, seguidas por mercado de beleza e cuidado pessoal, são consideradas mais confiáveis nas mensagens de sustentabilidade.
Ainda que o número de brasileiros conscientes tenha crecsido nos últimos anos, ainda lidamos com uma parcela de pessoas que encontram desafio para fazerem sua parte para a preservação do meio ambiente. Alguns tem em mete que necessitam serem veganos para contribuir de alguma forma com a parte ambiental do ESG. Entretanto, há diversas outras maneiras que podem auxiliar na ambiental de uma pessoa e na escolha da mesma em seguir uma vida mais sustentavél. Algumas dessas opções são: reduzir o consumo comprando apenas o que é necessário, reutilização de itens sempre que possível, como sacolas, recipientes e roupas, reciclagem de material como papel, plástico, vidro e metal e economia de energia. Na parte de alimentação o consumo menor de carne, ou a famosa Segunda sem Carne, é um caminho para açlimenção saúdavel e ambiental.
Optar por transporte público também é ser sustentavé, caronas ou compartilhamento de carros são meios de contribuir com a mobilidade urbana, bem como, a escolha de veículos eficientes em termos de combustível ou elétricos.
A educação ambeintal é o estopim para vida sustetável. Pequenas ações diárias podem acumular um grande impacto ao longo do tempo. Escolher ser mais sustentável não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.