Ibict/MCTI apoia e participa ativamente do Global Meeting, consolidado como fórum estratégico pré-COP30

Órgão lidera Conselho Permanente de Inovação e Tecnologias Limpas do Programa ESG20+ e reforça compromisso com a implementação prática da agenda ESG no Brasil

23/09/2025 11h13 - Atualizado há 9 horas

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), marcou presença destacada no Global Meeting – Circuito COP30, realizado no Complexo Na Praia, em Brasília. O evento, que se consolida como um dos mais relevantes fóruns estratégicos pré-COP30, reuniu lideranças nacionais e internacionais em torno da implementação prática da agenda ESG no Brasil.

 

O IBICT/MCTI compôs o rol oficial de entidades apoiadoras institucionais do encontro e levou uma comitiva de pesquisadores e parceiros que participaram ativamente da programação técnica, painéis temáticos, rodadas de networking e do coquetel de encerramento, fortalecendo articulações estratégicas para inovação, sustentabilidade e integração científica.


Participar do Global Meeting é estar no centro de um movimento que conecta ciência, tecnologia e inovação com os desafios da sustentabilidade. Para o IBICT, assumir a liderança do Conselho Permanente de Inovação e Tecnologias Limpas do Programa ESG20+, em sintonia com o Princípio 10 do Manifesto ESG na Prática, é reafirmar o compromisso em desenvolver soluções que ampliem o impacto positivo do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono”, afirmou Thiago Oliveira Rodrigues, pesquisador do IBICT.


A instituição também tem papel ativo na construção do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), em processo colaborativo que envolve os 20 princípios norteadores do ESG, com destaque para a realização da consulta pública ESG20+, instrumento essencial para consolidar diretrizes transparentes e participativas.

 

Segundo Paola Comin, responsável pelas relações internacionais do Instituto Global ESG, do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e secretária da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) no Congresso Nacional, a participação do IBICT é estratégica para a integração entre ciência, tecnologia e governança:

 

O IBICT tem a capacidade de transformar conhecimento em soluções práticas para o desenvolvimento sustentável. Sua presença no Global Meeting e sua liderança no Conselho Permanente de Inovação e Tecnologias Limpas mostram como a tecnologia pode ser alicerce para a agenda ESG20+ e para a construção de políticas públicas efetivas.

O Global Meeting – Circuito COP30 foi realizado pelo Instituto Global ESG, Embrapa e Grupo R2, com o patrocínio da Caixa, o fomento do Grupo Arnone e apoio institucional de diversas entidades públicas e privadas. O encontro reforça o protagonismo brasileiro na preparação para a COP30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará, e mobiliza múltiplos setores em torno de um movimento concreto pela sustentabilidade.

 


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa