Brasil e Equador firmam aliança estratégica para impulsionar soluções ambientais sustentáveis

Instituto Global ESG e Ecuambiente Consulting Group anunciam parceria exclusiva que une expertise técnica, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável na América Latina

29/04/2025 13h43 - Atualizado há 18 horas

O Instituto Global ESG firmou um convênio estratégico com a Ecuambiente Consulting Group, na última quinta-feira (24/4), na cidade de Quito, no Equador. A aliança tem como foco a união de expertises para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. A proposta é integrar competências complementares para elevar o padrão das práticas ambientais nos dois países, por meio da aplicação de metodologias internacionais, capacitação de profissionais e suporte técnico a iniciativas públicas e privadas.

“Estamos estreitando laços entre o Brasil e o Equador para trabalharmos juntos. A experiência bem sucedida do sistema de balanço social e ambiental no Brasil demonstra que é possível integrar a sustentabilidade em todos os setores empresariais com resultados verificáveis e transparentes”, afirmou a Coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Global ESG, Paola Comin.

O Instituto Global ESG será o responsável por conduzir a implementação de relatórios de sustentabilidade conforme a norma brasileira NBC T 15, que trata do balanço social e ambiental. Além disso, o Instituto oferecerá treinamentos especializados para profissionais equatorianos, capacitando técnicos, consultores e gestores com base nas melhores práticas globais de ESG.

“Estamos orgulhosos de trazer para o país um sistema de certificação com padrões internacionais, que permitirá que as empresas equatorianas demonstrem com evidências verificáveis seu compromisso com a sustentabilidade”, afirmou o gerente-geral da Ecuambiente, Santiago Lzurieta.

A gerente-técnica da Ecuambiente, Tamara Villacís, ressaltou a relevância da ferramenta como instrumento de transformação empresarial.  “Esta metodologia nos permite avaliar claramente a empresa em três grandes dimensões: governança, ambiental e social. O primeiro passo é treinar o povo equatoriano nessa ferramenta”, afirmou.

A Ecuambiente, por sua vez, trará sua sólida experiência em auditorias de compliance, due diligence, estudos de impacto ambiental e remediação de áreas contaminadas. A empresa também irá colaborar em território brasileiro, oferecendo suporte técnico e jurídico a projetos locais, contribuindo com sua abordagem reconhecida e inovadora na gestão de riscos socioambientais.

Com vigência inicial de 24 meses e possibilidade de renovação, a parceria visa criar bases sólidas para a disseminação de boas práticas ambientais e de governança, abrindo caminho para uma atuação ainda mais ampla em nível internacional. Esta aliança estratégica reforça o compromisso do Instituto Global ESG com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e estabelece um canal contínuo de diálogo, cooperação e inovação entre Brasil e Equador. 

 


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa